SOBRE

 

ONDE ESCREVO

 
 

PUBLICAÇÕES

Conto Rugas de brincadeira, na antologia Mapas literários: o Rio em histórias.
(Organização Ninfa Parreiras. Rio de Janeiro: Rovelle, 2015)

“Você vai lendo um conto e outro, e mais outro, parando e pensando, restaurando imagens vistas, cheiros de antigamente, sorvendo todo esse Rio que, há 450 anos, corre vivo de gente entre a majestade da montanha e o infinito do mar, uma gente cheia de fantasia e de história. E de repente surge Machado de Assis, ele mesmo, e você para e pensa: esse livro vale contos de réis.”
(R. Saturnino Braga, escritor e ex-senador)

Conto Quando a estrela caiu, na antologia
O outro lado do sol
(Organização Leonardo Vieira de Almeida. Rio de Janeiro: Ibis Libris, 2008)

“Como contista, surgiu-me a ideia de reunir artistas que partilhassem um gosto em comum, o desejo de contar histórias. Esta vontade, que vem desde o homem pré-histórico, manifestada na arte rupestre e chegando hoje, no século XXI, à cultura dos blogs, possibilitou o encontro dos quatorze autores desta antologia, fruto de um trabalho de três anos. Aulas tanto presenciais quanto à distância, em que se analisaram contos de autores de distintas épocas, algumas teorias; exercícios, tentativas, correções, discussões e, afinal, o resultado do esforço, este O outro lado do sol.”
(Leonardo Vieira de Almeida, escritor e organizador da antologia)

 

PRÊMIOS

Vencedora de concurso de contos
Fui vencedora do concurso de contos do Instituto Ekloos, com o conto "Sobras da Lapa". O texto faz parte da antologia "Entre contos do Rio", publicada em 2017 pelo instituto em versão impressa e também em e-book.
Segundo lugar em concurso de contos
Meu conto "Ensaboadas" ficou em segundo lugar no I Concurso Literário Chopp com Letras - Prêmio Marcelo Moutinho. A premiação em dinheiro se deu no Bar América, em Friburgo, em 2018. Mais informações na página do facebook "Chopp com Letras".
 

EVENTOS

Homenagem a Ziraldo na FLIST
Em 2014, a Festa Literária de Santa Teresa (FLIST), evento idealizado pelo Centro Educacional Anísio Teixeira (CEAT), teve como um de seus homenageados o escritor e ilustrador Ziraldo. Tive a honra de abrir a homenagem, lendo um trecho de um livro seu.
Leituras em Florença
Fui convidada, em companhia de outros autores, para a leitura de obras literárias brasileiras na Bibliotecanova Isolotto e Libreria Cuccumeo. Na ocasião, lemos: Joel Rufino dos Santos, Ruth Rocha, Lygia Bojunga, Ziraldo e Marina Colasanti (Florença, 2014).
Mapas literários: o Rio em histórias
O lançamento oficial do livro Mapas literários: o Rio em histórias contou com uma linda cerimônia na Editora Rovelle. Os autores presentes foram: Luciana Sandroni, Luiz Raul Machado, Joel Rufino dos Santos, Otávio César, Andrea Taubman, Pepita Sampaio, Vera Bastos, Ismar Barbosa, Ruth Leite, Luciana Peralva, Tânia Barroso, Marcela Fernandez e Juliana Borel. Tivemos ainda a presença da organizadora Ninfa Parreiras, do ilustrador Agostinho Ornellas e da editora Carolina Braga (Rovelle, 2015).
Salão FNLIJ do Livro
Trabalhei nos 17º e 18º Salões FNLIJ do Livro para Crianças e Jovens (2015 e 2016), como coordenadora do espaço Biblioteca FNLIJ para jovens. Já no 19º Salão (2017), trabalhei como coordenadora do Espaço de Leitura.
Encontro com Jovens Leitores
Fui convidada, junto com a escritora e ilustradora Luciana Peralva, para o Encontro com Jovens Leitores, projeto idealizado pela escritora Ninfa Parreiras e patrocinado pela Secretaria Municipal de Cultura e Prefeitura do Rio. O encontro se deu na Biblioteca Popular de Jacarepaguá e contou com a presença de alunos do CIEP Carlos Drummond de Andrade (2016).
24ª Paixão de Ler
Como parte da programação da 24a Campanha Paixão de Ler, o encontro “Margens do Rio: a cidade entretempos” reuniu, na Biblioteca Popular de Botafogo – Machado de Assis, os autores Rafael Freitas da Silva e Alexandre Kostolias para um bate-papo literário sobre as origens, memorias e imaginários da cidade do Rio de Janeiro. Eu tive o prazer de mediar o encontro. A atividade foi uma realização do site Boletim Leituras, em parceria com a Secretaria Municipal de Cultura.
Mostrar Mais
 

NOTÍCIAS

Conto selecionado - revista Gueto
O conto "Carne bamba no espeto" foi selecionado para compor a coletânea Utopia - Distopia, da revista Gueto, em versão digital.
Crônica selecionada - Revista Philos
A minha crônica "Poesia das roupas" foi selecionada para o caderno especial de aniversário da Philos - Revista de Literatura da União Latina, em versões impressa e digital.
Mapas literários no catálogo FNLIJ
Os Mapas literários: o Rio em histórias foi selecionado pela Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil para compor o Catálogo 2016 da Feira de Bolonha, representando o Brasil na categoria Ficção para jovens leitores.
Curta Poesia, no Canal Curta!
Participei do programa Curta Poesia, do Canal Curta!, com leitura de poemas de minha autoria.
Texto publicado no site O Globo
No texto “De Bolonha ao Rio, os voos da literatura infanto-juvenil brasileira”, falo da minha experiência ao visitar a Feira de Bolonha e o Salão FNLIJ do Livro Para Crianças e Jovens, ambos em 2014.
Miudezas e Cartonera Carioca
Trabalhei como produtora do selo editorial Cartonera Carioca, da escritora Ninfa Parreiras. O selo destina-se à publicação de livros artesanais e, como estreia, lançamos Miudezas, uma coletânea de poesias no qual participo também como autora.
Ver todos
 

OFICINAS E CONSULTORIAS

Consultoria literária

em escolas

Revisão e consultoria literária de textos

Oficinas de criação

literária

Tradução

inglês e francês

  • White Instagram Icon
  • White Facebook Icon
  • White Blogger Icon

Cel: 21 99701-1129

e-mail: luisabenevides@gmail.com

CONTATO

Conto selecionado - revista Gueto

O conto "Carne bamba no espeto" foi selecionado para compor a coletânea Utopia - Distopia, da revista Gueto, em versão digital.

Go to link