EVENTOS

24ª Paixão de Ler

Mediação da conversa "Margens do Rio: a cidade entretempos" - 2016

Como parte da programação da 24ª Campanha Paixão de Ler, o encontro “Margens do Rio: a cidade entretempos” reuniu, na Biblioteca Popular de Botafogo – Machado de Assis, os autores Rafael Freitas da Silva e Alexandre Kostolias para um bate-papo literário sobre as origens, memorias e imaginários da cidade do Rio de Janeiro. Eu tive o prazer de mediar o encontro. A atividade foi uma realização do site Boletim Leituras, em parceria com a Secretaria Municipal de Cultura. 

Salão FNLIJ do Livro para Crianças e Jovens

2015, 2016 e 2017

Trabalhei nos 17º e 18º Salões FNLIJ do Livro para Crianças e Jovens (2015 e 2016), como coordenadora do espaço Biblioteca FNLIJ para jovens. Já no 19º Salão (2017), trabalhei como coordenadora do Espaço de Leitura.

Festa Literária de Santa Teresa - FLIST

2015 e 2016

Em 2016, trabalhei como assistente de curadoria da Festa Literária de Santa Teresa (FLIST), evento idealizado pelo Centro Educacional Anísio Teixeira (CEAT) e patrocinado pela Secretaria Municipal de Cultura e Prefeitura do Rio.

Fui igualmente, pelo segundo ano seguido, responsável pela recepção de autores no espaço Café Literário.

Mesa redonda na FLIST 2016

Representando o selo editorial Cartonera Carioca, participei da mesa redonda Publicar em tempos sombrios, na companhia da Márcia Leite (editora Pulo do Gato) e Michelle Strzoda (Babilônia Cultura Editorial).

Encontro com Jovens Leitores

Abril de 2016

Fui convidada, junto com a escritora e ilustradora Luciana Peralva, para o Encontro com Jovens Leitores, projeto idealizado pela escritora Ninfa Parreiras e patrocinado pela Secretaria Municipal de Cultura e Prefeitura do Rio. O encontro se deu na Biblioteca Popular de Jacarepaguá e contou com a presença de alunos do CIEP Carlos Drummond de Andrade.

Central de Lançamento Literário – Somente Elas

Março de 2016

Em homenagem ao Dia Internacional da Mulher, a Biblioteca Parque Estadual promoveu, em parceria com o Boletim Leituras, um encontro literário só para autoras. Fui mediadora do bate papo Somente Elas, entre as escritoras Claudia Manzolillo, Dília Gouveia, Maria Christina Monteiro de Castro, Marilia Aiko Kubota, Nanci Vicente da Silva, Vanessa C. Rodrigues e Yohana Sanfer.

Visita à Escola Municipal Francisco Sertório Portinho - Irajá

Junho e Novembro de 2015

Fui convidada, como uma das autoras da antologia , para conversar com os alunos da Escola Municipal Francisco Sertório Portinho, em Irajá. O encontro se deu em duas ocasiões, para contemplar os turnos da manhã e tarde da escola.

Feira Cultural na Escola Municipal Cuba, na Ilha do Governador

Outubro de 2015

A Escola Municipal Cuba, na Ilha do Governador, trabalhou o livro Mapas Literários: o Rio em histórias, com seus alunos neste semestre. Fui convidada para a Feira Cultural da escola, onde as turmas fizeram leituras dramatizadas e adaptaram os contos para teatro e dança. 

Conversa com o autor, na rádio MEC AM – Rio de Janeiro

Outubro de 2015

Tive o prazer de participar, em conjunto com a escritora Pepita Sampaio, do programa Conversa com o autor, que foi ao ar na rádio MEC AM. Idealizado a partir de um projeto da Casa da Leitura, da Fundação Biblioteca Nacional, o programa tem como mediadora a jornalista Katy Navarro, da Casa da Leitura.

Evento literário Livro Aberto, da escola EDEM

Outubro de 2015

A Escola EDEM, no Rio de Janeiro, trabalhou o livro Mapas literários: o Rio em histórias com seus alunos neste semestre. Os autores do livro foram convidados para um bate papo no evento Livro Aberto, organizado pela escola.

FLICEPE Tinguá, em Miguel Pereira

Setembro de 2015

Fui convidada para a quinta edição da FLICEPE Tinguá, festa literária que ocorre na escola CEPE, em Miguel Pereira. Tive o prazer de participar de duas mesas: a primeira delas foi um bate papo entre alguns dos autores da coletânea Mapas literários: o Rio em histórias. Já a segunda, Tornar-se leitor, tornar-se escritor, contou com a participação da escritora Ninfa Parreiras, da leitora Cândida Peralta e da mediação de Marisa Borba, da Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil (FNLIJ).

Os Mapas literários vão ao CIEP Carlos Drummond de Andrade, em Jacarepaguá

Agosto de 2015

Autores dos Mapas literários: o Rio em histórias estiveram no CIEP Carlos Drummond de Andrade, em Jacarepaguá, para uma conversa sobre o livro com os alunos de lá. 

Lançamento de "Mapas literários: o Rio em histórias", na Editora Rovelle

Agosto de 2015

O lançamento oficial do livro Mapas literários: o Rio em histórias contou com uma linda cerimônia na Editora Rovelle. Os autores da obra estavam presentes em massa: Luciana Sandroni, Luiz Raul Machado, Joel Rufino dos Santos, Otávio César Jr., Andrea Taubman, Pepita Sampaio, Vera Bastos, Ismar Barbosa, Ruth Leite, Luciana Peralva, Tânia Barroso, Marcela Fernandez e Juliana Borel. O evento contou ainda com a presença da organizadora Ninfa Parreiras, do ilustrador Agostinho Ornellas e da editora Carolina Braga.

Os Mapas Literários na Festa Literária Internacional de Paraty (FLIP)

Julho de 2015

Autores dos Mapas Literários: o Rio em histórias estiveram na OFF FLIP das Letras, para um bate papo sobre o livro.

Lançamento de "Mapas Literários: o Rio em Histórias" no Salão FNLIJ do Livro para Crianças e Jovens

Junho de 2015

Mapas Literários: o Rio em histórias é uma antologia de contos inspirados na cidade do Rio de Janeiro. Organizado por Ninfa Parreiras, conta com textos tanto de autores novos, como é o meu caso, quanto de autores consagrados, tais como: Lygia Bojunga, Marina Colasanti, Luciana Sandroni, Joel Rufino dos Santos, Nei Lopes, Luiz Raul Machado, Zetho Cunha Gonçalves e até mesmo Machado de Assis. A editora é a Rovelle e o ilustrador, Agostinho Ornellas.

O livro teve seu primeiro lançamento no 17 ºSalão FNLIJ do Livro para Crianças e Jovens.

Mapas Literários na Festa Literária de Santa Teresa - FLIST

Maio de 2015

Fui convidada para participar do bate papo Apresentação de um livro em construção – 450 anos de Histórias, na FLIST deste ano. A conversa, em conjunto com outros autores, foi sobre a construção coletiva do livro Mapas literários: o Rio em histórias (org. Ninfa Parreiras), que sairá em breve pela editora Rovelle. Contamos ainda com a exposição das ilustrações para a obra, feita pelo ilustrador Agostinho Ornellas.

Salão FNLIJ do Livro para Crianças e Jovens

Junho de 2014

Em companhia da amiga e escritora Tânia Barroso, fiz leituras da obra de Marina Colasanti, no 16º Salão FNLIJ do Livro para Crianças e Jovens.

Festa Literária de Santa Teresa - FLIST

Maio de 2014

Este ano, a Festa Literária de Santa Teresa (FLIST), evento idealizado pelo Centro Educacional Anísio Teixeira (CEAT), teve como um de seus homenageados o escritor e ilustrador Ziraldo. Tive a grande honra de abrir a homenagem, lendo um trecho de um livro seu.

Feira de Bolonha

Março de 2014

Fui convidada como autora para a Feira de Bolonha, na Itália. Este ano, o Brasil foi o país homenageado e Roger Mello foi o vencedor do prêmio Hans Christian Andersen, o Nobel da literatura infantil cuja cerimônia de premiação ocorre durante a Feira. Antes dele, nosso país já havia ganhado duas vezes o prêmio, com as escritoras Lygia Bojunga, em 1982, e Ana Maria Machado, em 2000.

Leitura de obras brasileiras na Bibliotecanova Isolotto e Libreria Cuccumeo - Florença

Março de 2014

Fui convidada, em companhia de outros autores, para a leitura de obras literárias brasileiras na Bibliotecanova Isolotto e Libreria Cuccumeo, ambas em Florença. Na ocasião, lemos: Joel Rufino dos Santos, Ruth Rocha, Lygia Bojunga, Ziraldo e Marina Colasanti.

Please reload